FAQ sobre a nova grade curricular (2023)

Por que foi implementada uma nova grade curricular?

A principal razão é o cumprimento da Resolução n. 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC, que estabelece que todos os cursos de graduação de nível superior devem dedicar 10% de suas cargas horárias a atividades de extensão.
Aproveitou-se o momento para a realização de pequenos ajustes na grade curricular, visando a modernização da mesma.

Onde encontro a nova grade curricular?

Você pode acessar a grade aqui

O que são atividades de extensão?

São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas, às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. Diferentes cursos possuem abordagens diferentes que podem ser classificadas como atividades de extensão, e todas são validadas pelo CEPEx – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da UFF.

É obrigatória a migração para o novo currículo?

NÃO. Exceto pelos ingressantes do primeiro semestre letivo de 2023, a fim de atender o estabelecido na Resolução 567/2021 do CEPEx. Esses alunos serão migrados antes do início do próximo semestre letivo (2023/2).

Qualquer outro aluno do curso pode solicitar a migração para o novo currículo?

NÃO. Os alunos que já cumpriram pelo menos 75% do curso ficam obrigatoriamente no currículo antigo. Os demais podem migrar para o currículo novo. Porém, é recomendável fazer uma análise criteriosa se é interessante a migração para a nova grade curricular, de acordo com os planos profissionais de cada um. A migração pode ser feita a qualquer momento, não é preciso que seja feita ainda neste semestre (2023/2).

Fiz a migração para a nova grade curricular, mas me arrependi. Posso retornar para a grade curricular antiga?

NÃO. A inclusão de alunos passa a ser possível somente na grade curricular vigente. Não é possível a inclusão de alunos, ingressantes ou regulares, na grade antiga.

Escolhi permanecer na grade curricular anterior. O que muda para mim em termos de requisitos de integralização a ser cumprida, prazos para conclusão do curso, etc?

Absolutamente NADA. As alterações vigentes não impactam a vida do discente que ingressou em 2022 ou em anos anteriores.

Objetivamente, quais são as principais diferenças entre os dois currículos?
  • Foram RETIRADAS da grade curricular as disciplinas: “Equações Diferenciais” e “Programação com Arquivos”;
  • As disciplinas “Desenvolvimento Web” e “Engenharia de Software II”, que até então eram ofertadas como optativas, tornam-se OBRIGATÓRIAS;
  • As disciplinas “Linguagens de Programação” e ‘Técnicas de Programação Avançada” passam a se chamar “Paradigmas de Programação” e “Projeto e Arquitetura de Software”, respectivamente. Nenhuma alteração foi feita no conteúdo programático de ambas.
  • A disciplina de “Cálculo I”, com 64 horas de carga horária foi substituída por “Cálculo Diferencial I”, com 96 horas de carga horária;
  • A disciplina “Computação e Sociedade” teve sua carga horária alterada, de 32 horas para 64 horas;
  • O estágio supervisionado deixa de ser um componente curricular obrigatório, mas o aluno que quiser realizar um estágio, pode fazê-lo em caráter não-obrigatório.
O que muda nas Atividades Complementares?

No currículo anterior, os alunos precisavam integralizar 32 horas de Atividades Complementares, dentre as atividades validadas pelo colegiado do curso. Na nova grade curricular, serão necessárias 32 horas de Atividades Complementares regulares E 32 horas de Atividades Complementares de caráter Extensionista, com todas as possibilidades de atividades especificadas em um documento aprovado pelo colegiado do curso.

Quando serão ofertadas as disciplinas de Projeto de Extensão?

Considerando os ingressantes do primeiro semestre letivo de 2023 como os primeiros alunos matriculados no novo currículo, a oferta de disciplinas acompanhará esta turma. Logo, a previsão é que os projetos de extensão passem a ser ofertados regularmente a partir do primeiro semestre letivo de 2026, podendo ocorrer antes disso, de acordo com o critério dos professores responsáveis.

Clique aqui para entrar em contato!

rgc.ric@id.uff.br

Skip to content